top of page

Assessoria Jurídica para brasileiros que residem no exterior


Eventualmente brasileiros que residem no exterior podem necessitar que serviços jurídicos sejam prestados no Brasil, seja para resolver conflitos, seja para defender seus interesses no País.

Nesta ocasião, advogados e escritórios de advocacia, por meios digitais principalmente, podem ajudá-los.

Neste viés, vale ressaltar, que a atuação da Defensoria Pública da União acaba sendo limitada, não apenas por assistir somente pessoas de baixa renda, como também pela própria limitação de áreas de competência que poderá atuar. Os advogados, por sua vez, podem ser a sua melhor opção para se valer de representantes legais no País, uma vez que atuam com maior liberdade e sem restrições de matérias competentes.

Assim, os advogados podem representar esses brasileiros a partir da elaboração de uma Procuração por Instrumento Particular, por exemplo, que deverá conter a firma reconhecida do cliente junto à Repartição Consular brasileira em que este estiver residindo, sem necessidade de passar previamente pelo notário público local.

E, com o advento da tecnologia, não apenas os processos judiciais se tornaram digitais, como os brasileiros no exterior podem se comunicar com seus advogados por meio de ferramentas virtuais, como: Skype, e-mail, WhatsApp, CamScanner, FaceTime, dentre outros.

Dessa forma, os advogados poderão melhor auxiliar esses brasileiros para as mais diversas soluções jurídicas que houver no Brasil, auxiliando em diligências, despachos, aquisições de bens, compras e vendas de imóveis, bem como resolver demandas ligadas à previdência e divórcios que aqui ocorram, por exemplo.

4 visualizações0 comentário
bottom of page